Têxteis
No Tear o suporte é a Urdidura que é composta por fios que podem causar o Contraste ou servirem só para segurar a Trama, que é o que formaliza a Côr, a Textura e consequentemente a peça final - o Tecido. Tecido esse que pode ser simples tecido ou uma Peça como um Casaco ou um Colete, dependendo da Forma que eu lhe der. É emocionante ver surgir uma Peça que podemos Usar/Vestir.
A artista tem tecelagens que parecem pintura, e pintura que parecem tecelagens. Pintar e tecer são duas formas quase indissociáveis de se exprimir.
Comecei a trabalhar no Tear como por curiosidade, é um aparelho complexo mas que trabalha de uma forma muito simples. A confecção do tecido é feita pelo cruzamento dos fios - Urdidura e -Trama.
Toda aquela envolvente estrutura impressiona e ao mesmo tempo é de uma delicadeza de instrumento musical. É um aparelho, (instrumento / máquina), quase sem idade, pois há referências desde 3.500 a.C.
Obras Expostas
O que Zé Ventura faz no campo cultural é uma reciclagem, não de fragmentos têxteis mas da Alma e das Técnicas dos antigos tecidos, conjugando tradição e modernidade transmutando com a sua elaboração mental e com o auxílio desse fantástico utensílio do corpo que são as mãos, o velho em novo.
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Silva Carriço - Curador da Exposição “As Cores do Tempo” - Galeria Sto Antonio, Monchique (2005).
Madalena Braz Teixeira - Directora do Museu Nacional do Traje - “Cores Tecidas”, Lisboa (2002).